segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O VALOR DA FILOSOFIA

Fantasie a seguinte cena: por comportamentos insanos, todos os homens se destroem. Sobra só você. Você e os demais seres ficariam como estão. Você, porém, não teria condições de interferir no mundo, só de contemplá-lo. Qual seria o destino de tudo que existe agora? Por exemplo, um “apagão” deixando o sul do país sem luz... Quem o consertaria? E você, que foi o único que sobrou, quanto tempo duraria? E os animais? E assim vai... Continue pensando nas conseqüências...
A vida nos seus estados mais avançados permanece, progride e programa-se porque o homem pensa. A humanidade para ser o que é no atual estágio depende do saber. Não existe saber prático sem antes um saber teórico, mesmo hipotético. Sem entendimento dos fenômenos, não há ciência, e sem ciência nosso mundo teria vivido pouco. Explicar é condição de vida. Explicar é filosofia. Frequentemente, um grande cérebro cientista é também um cérebro filosófico.
Acenda agora um spot bem luminoso sobre as grandes obras artísticas que estão vencendo o tempo: uma escultura, uma pintura, uma música, um romance, uma catedral... Por trás delas há sempre um pensamento competente ou até genial que a projetou e executou. E elas não morrem porque são nascentes copiosas de novos pensamentos. A grande arte é comumente grande filosofia, e permeando o grande artista há quase sempre um sentir filosófico.
E quem vence os pré-conceitos, aquelas idéias negativas ou positivas, baseadas em meras sensações, no “ouvir dizer”, no “eu acho” que tanto atrasam e lesam o mundo? Basta pensar nos preconceitos sexuais, raciais, religiosos, políticos...
O nazismo, o fascismo, o comunismo, as ditaduras de direita ou de esquerda que tanto pisotearam a humanidade no recente século passado não foram adubados por filosofias?
Sem a filosofia que desestabiliza o estabilizado e vice-versa, que duvida do certo, que hesita nas decisões taxativas, que busca incoerências no coerente, etc., haveria a intensidade e a rapidez nas mudanças que a história humana assistiu nos milênios já decorridos?

  • Responda a seguinte pergunta: você acha que a filosofia é “um saber sem o qual ou com o qual o mundo fica tal e qual?”
  • Quem busca o resultado imediato, o poder, a fama, a riqueza, a receita pronta do sucesso, pouco se interessando pela consistência da pessoa, etc., responderá sim!

Convite à filosofia
Mas você responderá não, “se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências, na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações, numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.” (Marilena Chauí)

Nenhum comentário: